O tabagismo, que é o hábito de fumar, é uma doença crônica e que causa dependência da nicotina, droga presente em produtos que contém tabaco.
A classificação internacional de doenças (CID) integra o uso do tabaco ao grupo dos transtornos mentais e de comportamento decorrentes do fumo.
Independente do tempo, uma pessoa que consome qualquer produto derivado do tabaco é considerada tabagista pelos profissionais de saúde.
Assim, ela pode sofrer diversos problemas de saúde, relacionados com o uso do tabaco, tais. Podemos citar como exemplo:
-
Câncer de pulmão;
-
-
Enfisema pulmonar;
-
-
Catarata;
-
-
Bronquite crônica;
-
-
Osteoporose;
-
-
Impotência sexual.
Outro grande fator é que o tabagismo causa a morte de milhares de pessoas anualmente, em todo o mundo. Apesar destes fatores negativos, vencer este consumo é uma tarefa difícil.
Por isso, um bom acompanhamento é necessário para que a pessoa viciada em tabaco tenha os melhores resultados e garantir saúde e qualidade de vida.
Confira neste post mais informações sobre o tabagismo, seus riscos e combater este vício. Aproveite a leitura!
O que é o tabagismo?
A doença tabagismo causa a dependência da nicotina e, assim, o indivíduo passa a consumir com mais frequência produtos que contém essa substância. Os cigarros, narguilés e cigarros eletrônicos são exemplos destes itens.
Considerado uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), ou seja, uma epidemia generalizada, o tabagismo precisa de ações em toda a sociedade para ser combatido.
Mais de 8 milhões de pessoas morrem em decorrência do tabaco, a cada ano, segundo dados da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A entidade completa que nesse resultado, há cerca de 1,2 milhão de não-fumantes expostos ao fumo passivo.
O fumo passivo acontece quando uma pessoa fica exposta à fumaça que vem da queima do tabaco. Ou seja, quando alguém fuma em um ambiente fechado, por exemplo, e há pessoas não fumantes, elas tornam-se fumantes passivas.
Os riscos e consequências do tabagismo
Além dos riscos de doenças e ser a causa da morte de milhões de pessoas, o tabagismo apresenta outras consequências.
Uma das principais são os problemas de saúde bucal que acontecem ao longo do tempo.
Os principais relacionados são:
-
Mau hálito e dentes pigmentados: o uso do tabaco causa mau hálito e deixa os dentes com aspecto amarelado. Também afeta os sentidos do paladar e olfato e dificulta a cicatrização após qualquer procedimento dentário;
-
-
Câncer Bucal: as substâncias químicas prejudiciais passam primeiro pela boca, garganta e chega aos pulmões e isso desenvolve o câncer de boca;
-
-
Doença Periodontal: é uma infecção da gengiva e dos ossos ao redor dos dentes que pode levar a perda dos mesmos.
Outras consequências do tabagismo são:
-
Enfraquecimento do cabelo e unhas;
-
-
Asma;
-
-
Doenças cardiovasculares;
-
-
Doenças respiratórias;
-
-
Menopausa precoce;
-
-
Outros tipos de câncer.
Como combater o tabagismo?
Parar de fumar é um processo que precisa de acompanhamento. Cada pessoa tem o seu tempo gradual, mas um tratamento adequado pode celebrar os bons resultados.
Isto inclui o uso de adesivos, chicletes ou medicamentos anti nicotina. Eles promovem mudanças comportamentais com o cigarro., que podem ser gradual e imediata.
Mas alguns sintomas de abstinência podem aparecer, por isso um acompanhamento médico e psicológico facilita este processo.
E uma consulta inicial é indispensável para isso, pois ao ter informações do histórico do paciente, o profissional definirá o tratamento mais adequado, avaliando, inclusive, a necessidade de tomar remédios e fazer exames.
Com este artigo, esperamos ter ajudado você a entender os riscos do tabagismo e qual a maneira ideal de combatê-lo.
Gostou deste conteúdo? Então continue acompanhando o nosso blog!
Tabagismo: entenda os riscos e consequências desta doença Tratamento tabagismo
Data: 10/03/2023