Você conhece a DPOC, sigla de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica? Este é o nome dado para a limitação do fluxo de ar provocada por resposta inflamatória para as toxinas inalatórias. Ao contrário de outras enfermidades respiratórias, como asma e bronquite, esta doença ainda é desconhecida para muitas pessoas.
Mas ela faz parte do mesmo grupo de outras doenças respiratórias e que estão relacionadas ao tabagismo, de acordo com o Ministério da Saúde.
Aliás, o cigarro é o principal fator em muitos casos registrados. A DPOC tem instalação lenta no organismo e o contato com o tabaco contribui para o seu desenvolvimento.
Por ser ainda desconhecida para muita gente, preparamos este post para abordar mais a DPOC e como combatê-la.
Te convidamos para continuar conosco, fazendo a leitura até o final e aproveitar este conhecimento!
O que é a DPOC?
Como explicamos na introdução, a DPOC é uma limitação do fluxo aéreo das vias aéreas inferiores. Este quadro não é reversível, pois se trata de uma resposta inflamatória para toxinas que foram inaladas. Principalmente as provenientes do tabaco.
Mas diversas outras toxinas, não apenas do tabaco, contribuem para desenvolver esta doença. O processo inflamatório crônico provoca alterações nos brônquios, a chamada bronquite crônica. Assim como a bronquiolite obstrutiva e o enfisema pulmonar.
Os pacientes com DPOC grave apresentam falta de ar ao realizar a maioria das atividades cotidianas. Por esta razão, são internados no hospital com muita frequência do que nos casos mais brandos.
Entre as possíveis complicações da doença, estão:
-
Desenvolvimento de arritmias;
-
-
Uso necessário de uma máquina de respiração e oxigenoterapia;
-
-
Insuficiência cardíaca no lado direito;
-
-
Inchaço do coração ou insuficiência cardíaca;
-
-
Pneumonia;
-
-
Pneumotórax;
-
-
Perda de peso;
-
-
Desnutrição grave;
-
-
Osteoporose.
Causas
Com a DPOC ocorre a obstrução das vias aéreas, no momento em que a pessoa respira. Os brônquios ficam inflamados e produzem mais muco.
Além disso, o organismo de quem tem a doença desenvolve a tosse crônica, na tentativa de limpar suas vias respiratórias, mas que causa um grande incômodo.
Entre as principais causas para a DPOC estão:
-
Tabagismo;
-
-
Exposição a fumaças e gases;
-
-
Deficiência de alfa-1- antitripsina;
-
-
Idade.
Tratamento
Ao receber o diagnóstico de DPOC o paciente pode iniciar um tratamento para controlar os sintomas, reduzindo o risco de complicações e melhorando a sua qualidade de vida.
E atitudes no dia a dia também contribuem para o avanço dos bons resultados. Um deles é cessar o tabagismo, que evita que a doença se agrave.
O uso de medicamentos, como os broncodilatadores, que geralmente vêm em um inalador, ajuda a relaxar os músculos em torno de suas vias aéreas.
Assim, a tosse e falta de ar são aliviados, o que facilita a respiração.
Conclusão
Entender o que é e as causas da DPOC contribui para que o paciente possa manter uma vida com mais qualidade, realizando as atividades de seu cotidiano.
A doença leva anos para se desenvolver e progredir. Portanto, a prevenção é a melhor maneira de ter uma vida mais saudável.
Gostou deste conteúdo sobre DPOC? Então veja em nosso blog outros posts sobre doenças respiratórias, suas causas e tratamentos.
Data: 10/03/2023