A asma é uma doença que incomoda muitas pessoas, somando cerca de 300 milhões de pacientes em todo o mundo, segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. Ela causa muita dificuldade na respiração e outros sintomas como a tosse e falta de ar.
Ela é uma das doenças respiratórias crônicas mais comuns, afetando crianças e adultos. Uma crise de asma ocorre devido à inflamação dos brônquios, resultando em seus sintomas.
A influência da doença varia de acordo com cada paciente. Enquanto em algumas pessoas a condição possui menor impacto, para outras, a doença pode interferir nas atividades diárias e na qualidade de vida.
Para abordar mais sobre este importante tema, preparamos este post com informações sobre a asma, seus tipos e qual o tratamento ideal. Ficou interessado? Então continue conosco e boa leitura!
O que é a asma e quais os seus tipos?
A definição de asma está relacionada a uma doença respiratória que causa inflamação nas vias aéreas, que são uma espécie de tubos que levam o ar para dentro dos pulmões. Elas também são conhecidas como brônquios.
A doença respiratória causa os seguintes sintomas:
-
Tosse;
-
-
Dor e chiado no peito;
-
-
Falta de ar;
-
-
Dificuldade para respirar;
-
-
Sensação de aperto no peito ou peito pesado.
Um ou mais desses sintomas podem ocorrer com variações ao longo do dia. Porém, eles costumam piorar à noite ou de madrugada e durante a prática de atividades físicas.
Os sintomas também variam bastante ao longo do tempo. Mesmo que eles possam desaparecer sozinhos, vale lembrar que a asma não foi curada e continua no organismo do paciente. Por isso, o tratamento é muito importante.
Existem diferentes tipos de asma. Abaixo, veja mais informações sobre cada uma delas.
-
Asma crônica: esta é uma doença de longa duração e que apresenta momentos de piora durante as crises;
-
-
Asma Alérgica: este é um tipo frequente de asma que acontece ou tem piora por fatores alérgicos, como poeira, pelos de animais, cheiros fortes, ácaros, entre outros;
-
-
Asma não alérgica: este tipo é mais comum em adultos, em resposta a fatores externos como ansiedade, estresse, exercícios físicos, ar seco ou frio;
-
-
Asma Brônquica: neste caso, acontece a inflamação crônica dos brônquios, que causa inchaço e dificuldade para a passagem do ar.
Como tratar a asma?
O melhor tratamento para a asma é a prevenção e controle. Estes fatores impedem que os ataques de asma comecem e acarretem crises.
Por isso, uma consulta com um especialista é muito importante, para acompanhar o histórico do paciente, o tipo de asma que ele sofre para assim prescrever as medicações de uso contínuo.
Os medicamentos servem para minimizar a sensibilidade e a inflamação dos brônquios, fazendo com que os pulmões reajam com menos intensidade aos agentes irritantes.
Sem um tratamento adequado, cicatrizes podem surgir nos brônquios dos pacientes, o que pode tornar o quadro irreversível.
E atitudes de prevenção como limpeza de ambientes onde vive o paciente, atividades físicas moderadas, hidratação e alimentação adequada contribuem para mais qualidade de vida à pessoa com asma.
Se você gostou deste conteúdo, não esqueça de deixar o seu comentário ou sugestão. E continue acompanhando as novidades de nosso blog!
Asma: conheça os tipos e o tratamento ideal Sintomas de asma
Data: 10/03/2023